Chegamos em Cavalcante ja no finalzinho de julho, procurando um sossego daquela ferveção que tava São Jorge. Claro que um agito é bom, mas cachoeira lotada não... Cavalcante nunca esteve no roteiro (quer dizer, se houvesse um roteiro), mas ouvimos falar bem de la e fomos conhecer. Nada como descobrir um lugar novo, não?
Para o bem ou para o mal, Cavalcante tem um turismo muito mal desenvolvido. Encontrar informações também não é muito facil pra quem chega desavisado, e o melhor da festa ninguém vai te contar. Talvez esse seja um dos motivos que levam o turista aventureiro a passar mais tempo em Cavalcante - é o tipo de lugar que vale a pena conhecer, e a unica maneira de se fazer isso é metendo a cara, explorando, conversando com todos que você puder e ponderando tudo o que lhe dizem. Acho que Cavalcante inventou o turismo intuitivo.
Cervejinha na beira do rio Almas, ta afim?
Em plena cidade, da pra tomar um banho de rio e ficar lagarteando no barzinho
A chapada e suas lindas arvores peladas!
A lobeira é boa pros rins e a favorita dos lobos
Entrando bem no meio da cachuzinha do Lavapés... Gelaaaaada!
O mais impressionante nem foi ter visto uma cobra, mas ver centenas de peixinhos famintos atras da cobra
Mais um lugar bacana pra se ver o por do sol em Sao Jorge: a mandala e a arvore mae, proximo ao mirante. No chão tem um pentagrama de pedras e cristais, para energizar ainda mais o visual.
Eh lindo ver o contorno das arvores do cerrado contra o por do sol
Logo que chegamos, o vale da lua estava fechado por problemas judiciais. Parece que alguém morreu la de bobeira (vamos combinar que beber e andar em precipicios nunca foi uma boa ideia) e o local andou um tempo fechado para visitação.
Dias depois abriu e tivemos a chance de conhecer esse cenario incrivel, onde as pedras parecem brincar de construir paisagens.
No meio das pedras tem uns poços que faz a gente pensar naquela agua batendo ali milhares de anos ate esculpir aquilo tudo
Dizem que la parece a lua, mas ai eu teria que conhecer os dois pra saber. Acho que se um dia eu for pra lua, vou dizer que ela parece um lugar que conheci na chapada...
Essa torre fica proxima ao mirante, que por sua vez é proximo a entrada do Parque. La a galera sobre na torre pra ver o sol se por e a lua nascer. Nesse dia demos muita sorte, pois era a primeira noite de lua cheia e foi lindo ver a sincronia perfeita do sol se pondo de um lado e da lua nascendo do outro lado, ao mesmo tempo. A torre é bem alta e de la da pra ver toda a vila de Sao Jorge e seus arredores. Da pra sentir também o vento balançando a torre toda, é o maior barato.
Entranhas da torre
O amigo tripé esta em todas pra garantir as fotos!
Existem duas trilhas principais dentro do parque, onde é obrigatorio entrar com guia. Com um grupo grande, o preço sai bem razoavel e, com alguma sorte, encontra-se guias bacanas, que explicam sobre a fauna e flora.
Chuveirinho do cerrado
Mais tarde descobririamos que, salvo em exceçoes como dentro do parque, a obrigatoriedade do guia é discutivel... No Parque a caminhada é tranquila, mas alguns pontos estavam fechados à visitação por ser periodo de reprodução do pato-mergulhão... Parece que eles precisam de certa privacidade para não desaparecerem do mapa!